sábado, março 07, 2009

(Dissertação) Líderes e Seguidores

Existem alguns tipos de relações entre duas pessoas que se podem tipificar. Hoje decidi escrever sobre líderes e seguidores.

Há dois tipos de relação entre líder e seguidor. Quando o líder gosta de ser admirado e quando o líder gosta também de admirar.

Uma relação entre líder e seguidor tem todas as condições de resultar bem quando a característica principal do líder é gostar de ser admirado e idolatrado.

Nestes casos, o líder necessita de um seguidor não activo. Antes reactivo a tudo o que o líder faz e decide. O seguidor é normalmente uma pessoa sem vida própria e incapaz de construir algo sózinho, tendo como principal característica a reverência à vida do líder. Às suas opiniões, às suas decisões e às suas conquistas. Venera-o de forma absoluta, sem questionar sequer a razoabilidade e coerência de cada passo dele.

Por outro lado, quando o líder gosta de admirar, escolhe um seguidor com vida própria. É normalmente uma pessoa cuidada e também independente. Tem hobbies e uma vida profissional satisfatória. É um seguidor activo.

Este seguidor reage da mesma forma que o anterior no que diz respeito à reverência e à veneração, mas cativa o líder com a sua vida correcta e preenchida. Apesar disso, não o coloca nunca em questão.

Temos por fim as relações entre líderes. Líder com líder. Esta relação é a mais perfeita de todas, mas também a mais difícil de fazer resultar. Torna-se uma máquina perfeita quando os objectivos de vida são totalmente comuns.

Neste caso, obtemos uma equipa combativa, forte, unida, cheia de objectivos comuns, perseverante, resistente, apoiada em dois blocos precursores e auto motivada, capaz de edificar os mais complexos sonhos e ultrapassar as mais difíceis dificuldades.

Porém, sempre que os objectivos mais profundos de vida não encontram paralelo, a sua união transforma-se numa luta constante e diária. Sem capacidade para abdicar dos seus caminhos, passarão a vida a forçar o companheiro na direcção que pretendem para si.

Aqui, não há amor que resista ao desgaste, porque a essência de cada um é apenas de líderança. Normalmente, esta relação acaba sem que cada um deles consiga perceber o que verdadeiramente destruiu a união. Pensarão sempre que foi o egoísmo do outro, quando o que esteve em causa foi tão só a capacidade de criar em trilhos distintos.

Para mim esta é a relação ideal. Difícil também. Mas quem se atreve a dizer que a vida fantástica é fácil de obter?

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas (In) o que é dificil tem outro "sabor" não é verdade?

beijinho